Branqueamento Dentário
O branqueamento é hoje uma parte importante da medicina dentária estética.
Estudos recentes demonstram que mais de 85% das pessoas gostariam de ter dentes mais brancos, mas nem todos os pacientes perguntam diretamente sobre o tratamento de branqueamento quando estão no dentista.
O branqueamento dentário é um tratamento dentário estético que torna os dentes mais brancos sem os danificar, melhorando a estética do seu sorriso.
O tratamento consiste na aplicação de um gel para branquear a sua dentição. O gel branqueador entra em contato com a superfície do dente, penetra no esmalte e na dentina, através da libertação de moléculas e oxidação dos pigmentos e vai provocar a descoloração, ou seja, branquear.
Na nossa clinica dispomos de 3 tipos de Branqueamento Dentário:
-
Branqueamento externo em Consultório Fläsh
Neste caso há a aplicação de um agente branqueador de alta concentração sobre os dentes e da mais recente tecnologia LED de alto desempenho.
A grande vantagem é a rapidez. Em cerca de 30 a 60 minutos, conseguimos obter logo um resultado satisfatório em termos de branqueamento dentário.
-
Branqueamento externo em Ambulatório (feito em casa)
Neste tipo de branqueamento dentário, são entregues 2 goteiras, feitas à medida, e o agente branqueador ao paciente. Assim, é possível fazer o tratamento em casa. Normalmente, é pedido ao paciente para aplicar o gel e dormir com essas goteiras. Tem a duração aproximada de 2 a 6 semanas. As goteiras podem ser utilizadas posteriormente para reajustes de cor.
-
Branqueamento interno
É feito sobre dentes que foram desvitalizados e que, por norma, têm tendência a escurecer. Consiste em colocar um agente de branqueamento diretamente na câmara pulpar do dente. Ou seja, o efeito ocorre de dentro para fora. Portanto, funciona ao contrário dos outros tipos de tratamento, que são feitos de fora para dentro.
O branqueamento é seguro e eficaz?
Um branqueamento dentário é sempre um tratamento eficaz, mas por vezes, pode não corresponder às suas expectativas.
Quando realizado no consultório de medicina dentária, o branqueamento dentário é um tratamento sem qualquer risco, visto que este atua de forma a libertar os pigmentos dos dentes sem alterar e danificar a estrutura do esmalte e dentina do dente.
Os resultados de um branqueamento duram quanto tempo?
A duração do branqueamento varia de paciente para paciente. A alimentação, o consumo de bebidas com pigmentos (vinho tinto, café, chá), a idade e os hábitos de higiene oral influenciam a durabilidade deste tratamento.
É sempre muito importante cumprir as recomendações que lhe são transmitidas no consultório de forma a ter uma maior durabilidade dos resultados.
O branqueamento pode causar sensibilidade?
O aumento da sensibilidade dentária ao frio e ao quente é o efeito secundário mais comum e relevante para quem realiza um branqueamento dentário, o qual é combatido imediatamente após realizar o branqueamento com produtos próprios, isto, se tal acontecer.
Vantagens do Tratamento e Branqueamento dentário
-
Branqueamento dentário antes de reabilitar os dentes com prótese fixa
Para a substituição da cor dos seus dentes, podem-se ter que fazer restaurações, coroas ou implantes. O branqueamento do seu dente de substituição não pode ser efetuado posteriormente. Assim sendo, primeiro temos que branquear os dentes e só depois pensar escolher a cor dos dentes a reabilitar.
-
Branqueamento dentário depois da ortodontia
A ortodontia em adultos garante uma estética e funcionalidade correta dos seus dentes. Após o tratamento ortodôntico, um branqueamento dentário imediato, permitirá obter a sua cor jovem e clara em apenas uma hora, para que o resultado de todo o tratamento seja um sucesso total.
-
Branqueamento de apenas um dente
Dentes individuais com alteração da sua cor podem afetar o efeito geral do seu sorriso e a sua saúde oral. Portanto, o FLÄSH também pode ser usado para branquear dentes individuais.