Contacte-nos

Horário

Seg-Sex 9h às 19h | Sábados por marcação

Marcar Consulta

Horário

Seg-Sex 9h às 19h | Sábados por marcação

 Ortodontia fixa e ortopedia dentofacial

A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária relacionada com o estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e desenvolvimento da face, dos arcos dentários e da mordida, ou seja, das disfunções dento-faciais.

Dentes desalinhados, demasiadamente protruídos (dentes para frente) ou retraídos (dentes para trás) podem, além de prejudicar a autoestima do paciente, favorecer o aparecimento de diversos problemas, como cáries, doenças gengivais ou dificuldades de mastigar. O tratamento ortodôntico pode resolver esses problemas, estabelecendo um melhor equilíbrio entre os dentes, os lábios e a face, e, principalmente, restabelecendo a função normal dos dentes em movimento.

Nas crianças e adolescentes, as discrepâncias das bases ósseas podem ser tratadas com aparelhos fixos ou em alguns casos ortopédicos. Nos adultos, além dos aparelhos fixos pode ser indicada a cirurgia ortognática.

No entanto, existe solução para qualquer tipo de má oclusão em qualquer faixa etária. Dentes perfeitamente alinhados sofrem menos desgaste oclusal, facilitam a higiene oral e mantêm as gengivas saudáveis prevenindo o aparecimento de cáries ou problemas periodontais.

É recomendável realizar a primeira avaliação de ortodontia a partir dos 6 anos, a não ser que o pediatra ou o dentista recomendem mais cedo.

Na nossa clínica damos preferência ao aparelho autoligado que é um aparelho fixo cujo arco metálico é diretamente fixado nos brackets, dispensando o uso dos elásticos ou borrachinhas. Nestes aparelhos dentários, os brackets (suportes colados na superfície dos dentes) possuem uma estrutura semelhante a uma pequena tampa metálica que prende o arco, dispensando assim as borrachinhas. As vantagens deste aparelho em relação ao aparelho fixo convencional são: maior conforto, menos atrito, tratamento mais curto, menor número de visitas ao médico dentista, evita extrações dentárias e o uso de dispositivos no palato, melhor higiene, menos dor e melhor estética facial.